Plimun.com

This Domain Name Has Expired - Renewal Instructions.

Notice
  • There is no category chosen or category doesn't contain any items

20 livros infantis que falam do amor aos animais

 









A União Libertária Animal, com autorização da Peta, traz para o Brasil  histórias em quadrinhos com temas inéditos abordados sob a perspectiva dos direitos animais, mostrando como é a vida natural de alguns animais e questionando como eles são explorados pelos humanos. É um material rico em informação para crianças e adultos! Os livretos foram traduzidos e adaptados para a língua portuguesa, por iniciativa da ULA, de forma independente e voluntária.

 

capavidadepeixe- Vida de Peixe: Livreto da Peta, traduzido e adaptado para a língua portuguesa pelo ULA. Usa  a abordagem infantil para tratar de um assunto muito sério: a realidade da vida dos peixes. Mostra como esses animais também sentem e devem ser respeitados. Dicas de brincadeiras educativas!

 

 

btler

btdownload

 

 







capavidadecachorro- Vida de Cachorro: .Usa  a abordagem infantil para tratar de um assunto muito sério: maus tratos a animais domesticados. Mostra a história de uma cadelinha que vive presa numa corrente e todo o sofrimento que ela passa por seus tutores não terem responsabilidade. Incentiva a adoção, guarda responsável e mostra uma lista de sites de grupos que trabalham com resgate e adoção. 
  

 

btler

 



 

  

capavidaegalinha-  Vida de Galinha: Usa a abordagem infantil para tratar de um assunto muito sério: como é a vida de verdade das galinhas! Mostra a rotina das galinhas poedeiras em fazendas industriais, o que acontece com os pintinhos e problematiza a indústria de ovos e carne. Além de mostrar um santuário de animais e o trabalho que é feito nesses lugares. Homenagem ao Santuário das Fadas.

btler  btdownload




 

 

capavidadevaca-  Vida de Vaca: Usa a linguagem infantil para tratar de um assunto muito sério: como é a vida de verdade das vacas! Fala sobre a indústria do couro e da carne, mostra o que acontece com os animais nas fazendas industriais, além de mostrar um santuário de animais e o trabalho que é feito nesses lugares. Homenagem ao Santuário das Fadas.



btlerbtdownload





capavidaderato-  Vida de Rato:
Usa  a linguagem infantil para tratar de um assunto muito sério: como é a   vida de verdade dos ratos e outros animais usados em laboratórios! Fala  sobre testes em animais, vivissecção e métodos alternativos.  Homenagem  ao Grupo Katumbaia.


 

btler  btdownload




 


 

Indicações de literatura infanto juvenil

 

omeninododedoverde- O Menino do dedo verde . Autor: Maurice Druon
Era uma vez Tistu...Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.Esse clássico da literatura, trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia. Trata da Ganância, acúmulo de riquesas, sectarismo, classes sociais, miséria, violência, mudança siocial, mudança de paradigmas, misoneísmo, o mercado da guerra, educação rítica e emancipadora, etc. Em uma linguagem poética e lúdica para o público infanto-juvenil. Não deixando de ser uma ótima leitura reflexiva para todas as idades.

o que tem na panela jamela- O que tem na panela, Jamela. Autor: Niki Daly
É época de Natal. Pensando nos preparativos, Mama  compra uma galinha  para engordar até o dia da ceia, entregando-a aos  cuidados de Jamela.  Mas conforme o tempo passa a menina acaba se  apegando à ave,  transformando-a em um bichinho de estimação. E quando  chega a véspera do  almoço, Jamela arma a maior confusão - 'Não se pode  comer um amigo!'.

 




com vontade de voar- Com vontade de voar. 
Autora: Cláudia F. Pacce
A menina pula pra lá e pra cá no seu quintal cheio de árvores. É uma menina "livre como um passarinho", como diz a vizinha-de-cá. E é essa frase que lhe desperta a consciência de que Chico, o passarinho preso na gaiola, não pode ser feliz. A menina abre a gaiola e o deixa fugir. Depois a saudade do passarinho a faz chorar, mas em sonho ela recebe uma carta do pássaro amigo, que lhe agradece a liberdade e exalta a coragem de sua decisão. A menina acorda com o coração leve, cantando. Feliz como um passarinho.




o cachorro do menino- O cachorro do menino.
Autor: César Obeid
 Oscar acaba de convencer sua mãe a comprar um cachorro igual ao do seu amigo, mas o filhote tem um sério problema que vai provocar tramas e reações inesperadas durante as férias do menino. Este enredo envolvente prenderá sua atenção do início ao fim do livro. A mesma história está contada de duas maneiras distintas: a literatura e o teatro de cordel. Você vai poder ler, contar e representar esta emocionante aventura inédita





conhecendo os direitos animais- Conhecendo os direitos animais. 
Autora: Renata Braga Klevenhusen
Projeto  voltado para o público infanto-juvenil. A autora pretende com esse livro,  alertar as crianças para as noções de seus direitos e deveres com os  animais





o valente domador- O valente domador.
Autor: Cesar Obeid
O grande sucesso do circo era o espetáculo do valente domador. Ao estalo do seu chicote, macacos, leões, ursos e elefantes obedeciam às suas ordens. No auge da carreira, porém, o domador viu seu mundo desabar por causa de uma lei proibindo os maus tratos de animais. Foi então que um menino, que fazia flores de papel, mostrou a ele uma nova maneira de encarar a vida e lidar com os animais. A obra mostra que não é com um chicote na mão que se mostra valentia, e sim no enfrentamento dos problemas da vida. Além de mostrar a face da exploração dos animais nos circos, o livro traz uma mensagem de tolerância e respeito. Tudo isso de uma forma leve e bem-humorada, sem cair no moralismo.

rimas animais- Rimas animais. Autor: César Obeid
Este livro foi escrito para todos os curiosos que, como o autor, adoram animais. A ideia surgiu quando alguém perguntou a ele se conhecia as diferenças entre o crocodilo e o jacaré. Para sanar essa dúvida, resolveu estudar a respeito dos bichos e se encantou com tantas curiosidades existentes. E, assim, após registrar as características e os comportamentos de vários animais, iniciou o trabalho de escrever sobre eles em cordel, e logo o texto com os versos e as informações tomaram forma. Para transformar-se em livro, receberam as lindas ilustrações feitas com a técnica de colagem

rimas saborosas- Rimas saborosas. Autor: César Obeid
Neste livro, César Obeid mostra para as crianças como pode ser divertido e gostoso se alimentar bem, longe dos fast-foods e salgadinhos. O livro traz curiosidades sobre os vegetais, informações nutricionais e saborosas receitas bem fáceis de fazer! E, para completar, as páginas do livro foram ilustradas com a técnica da massinha de modelar. Este livro é uma oportunidade para que os alunos realmente coloquem a mão na massa, seja produzindo (e consumindo!) as receitas sugeridas, seja fazendo seus próprios vegetais preferidos com massinha de modelar.

histórias de carolina- Histórias de Carolina. Autor: Ziraldo
As melhores histórias em quadrinhos da Carolina e toda a sua Turma estão  reunidas no livro, 'Histórias da Carolina - A menina sonhadora que quer  mudar o mundo.' O livro traz a Carol em situações que são a cara dela!  Tem a menina cuidando das plantas, dos animais, brincando na cozinha,  sonhando com príncipes, dando conselhos para amigas e muito mais! E  entre uma HQ e outra, Histórias da Carolina traz também páginas  superdivertidas que mostram as coisas que acontecem no jardim que a  Carol cultiva. Só lendo para saber o que ela e seus amigos aprontam.  Enquanto a Carol sonha, que tal abrir as páginas e se divertir a valer  com essa menina romântica que não tem nada de frágil



beringelo- Berinjelo.
Autor: Ornlando Fonseca.
 Trata-se de um cãozinho de rua que acolhe duas crianças que vivem um drama familiar: a separação dos pais. Sabe como é, cachorro, guaipeca, vira-lata, esses tipos caninos que vivem nas ruas, são chamados por vários apelidos. Assim é que, por ter o pelo preto, ora o chamavam de Pretinho, de Pelé, de Azeviche, Tição, e ele acabava atendendo, ou não atendendo, dependendo do interesse do dia. Sim, porque não era pelo fato de estar na rua que não tinha personalidade




rumo à liberdade- Rumo à liberdade.
Autora: Giselda Laporta Nicolelis
Certa vez, o avô lhe trouxe um amigo inusitado: um pássaro, Vira, que se tornaria seu amigo inseparável. Vira era um amigo, portanto, não era mantido preso em gaiolas. Um dia, contudo, não tendo as asas cortadas, o Vira voa atrás de outro pássaro, possivelmente uma fêmea. Desolado, Luís cai em prantos. O avô então o consola, dizendo que a liberdade é um bem precioso que deve ser respeitado, e que ele mesmo, quando crescer, também baterá as asas, seguindo seus próprios caminhos.




aventuras e perigos de um copo d'água- Aventuras e perigos de um copo d'água.
Autora: Julieta de Godoy Ladeira
 Luan faz mais que conseguir a libertação do passarinho. Ao lado de seu amigo Tlin, um copo d'água ingênuo e boa-praça, ele trava uma verdadeira guerra contra a poluição e a agressão à natureza. Uma guerra cheia de lances incríveis, aventuras supreendentes e demonstrações de solidariedade, carinho e lealdade. Juntos, eles mostram que saúde, alegria e liberdade são sonhos perfeitamente realizáveis.Aborda, de forma infantil e envolvente, a poluição do habitat de animais, o aprisionamentos de pássaros, a caça a baleias e o tráfico de tartarugas



coleção soama- Coleção Livrinhos SOAMA

Renda revertida para pagar atendimentos veterinários, compra de remédios e manter as castrações feitas pela ong SOAMA.
Adquira pelo site: www.soama.org.br
1.O Menino que perdeu a Alma.  Autor: Gilmar Marcílio
Conta a história de um menino chamado Nicolau que com sua funda judiava  dos animais e por isso no lugar do seu coração ficou um buraco. Um dia  encontrou uma ninhada de cãezinhos abandonados e tudo mudou!
2. Au e Miau Sentimentos tudo Igual.  Autora: Helô Bacichetti.
 A amizade inusitada entre uma menina catadora de latas chamada Bibi  Vira-lata , a gatinha Keitimós e a cadelinha Isla mostrando que não deve  haver preconceito entre amigos

3. Os Mistérios de Rebecca. Autor: Nivaldo Pereira
Conta a história real da cadelinha Rebecca que foi abandonada, foi parar na chácara da Soama e foi adotada pela Vó Zola e hoje é muito feliz

4. Volta do Inspetor BL. Autora: Viviane Pasqual
Conta história do Inspetor BL, um menino cheio de imaginação que investigará sobre os animais que vivem na rua onde ele mora.

aquecimento global não dá rima com legal- Aquecimento global não dá rima com legal. Autor: César Obeid
Apresentado em forma de cordel, este livro pode ser um instrumento para apresentar o principal problema ambiental da atualidade aos estudantes do ensino fundamental I. O jovem leitor ficará sabendo quais são as ações que mais agridem o meio ambiente e quais as ações que ajudam a evitar o desgaste do nosso planeta. Ações pessoais e de grupos organizados são formas de reverter essa situação de instabilidade ecológica e garantir uma existência saudável para as futuras gerações

o que você sentiria se tivesse que viver assim?-  O que você  sentiria se tivesse que viver assim? Autora: Regina de Toledo
A obra direcionada às crianças aborda o tratamento ético que se deve ter para com os animais.Para Regina de Toledo, a educação não deve apenas informar, mas apresentar ao indivíduo oportunidades de despertar em si próprio, a sensibilidade, a ética, a compaixão pelos animais.



olivrodosgatos- O livro dos gatos. Autor: Estevão Ribeiro
Cinco gatos. Cinco histórias. O destino de um mudando a vida de todos. Em uma grande cidade, cinco felinos vivem suas vidas. Um é o bichinho de estimação de uma enfermeira, outra viva na casa de uma madame. A casa de ração desse bairro é o lar de outra gatinha, enquanto um gato que era branco mas ficou cinza vigia a oficina do borracheiro. Somente o gatuno ronda livre pelas ruas. Estão separados, mas o Destino faz com que se unam novamente para atender um último pedido. “O Livro dos Gatos” de Estevão Ribeiro fala sobre diversos temas relacionados ao convívio entre pessoas e animais nas cidades, como abandono, adoção, segurança, morte e cooperação. Também será usado como uma maneira de alertar as pessoas sobre as condições – muitas vezes precárias – em que vivem os animais de rua


brincadeirasfundodomar- Brincadeiras no fundo do mar
Neste livro para o público infanto-juvenil, a autora Márcia Athayde conta as aventuras de uma menina chamada Mar que mergulha para fazer fotografias em meio às mais belas criaturas oceânicas do Caribe, e encontra o peixinho chamado flexinha. Totalmente ilustrado com fotos que mostram peixes e muitas outras criaturas marinhas em seus habitats, este livro tem um enorme valor cultural, com descrições de peixes e invertebrados marinhos exóticos. A bióloga Aline Aguiar assina a parte técnica, e as fotos são da autora e de diversos fotógrafos subquáticos, Ary Amarante, Denize Serafim, Mirian Nashiro.


obezerroescritor- O bezerro escritor. Autor: Igor Colares
Conheça o curioso caso do bezerro que aprendeu a escrever. Divirta-se com os versos rimados de Bombom, o filhote mais autêntico que você já viu. Pais e filhos serão estimulados à ampliarem seu círculo de afeto entre seres sencientes. Este livro foi financiado de forma democrática e colaborativa por pessoas que tem respeito pela vida animal e saúde humana.

 Gibi Projeto Liberdade e Saúde
Idealizado e produzido pelo Núcleo de Fauna do Ibama Piauí,como ferramenta do Projeto Liberdade e Saúde, faz parte da campanha educativa para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal de Teresina.

   

 

 

Materiais Educativos do Instituto Nina Rosa

1. Kit Fulaninho (DVD, Manual Pedagógico e Caderno de Brincadeiras): conta a história de um cãozinho abandonado relata sua vivência e ensina sobre a guarda responsável dos animais de estimação.

2. Kit Vegana (DVD e Livro): conta a história em 12 episódios de uma adolescente que aprendeu a respeitar todos os seres. Com seu exemplo ela sensibiliza a família e a escola, e faz que outras pessoas também repensem seus valores e práticas do dia a dia.

3. Criando um Amigo (DVD) Ensina como evitar mordeduras de cães e gatos. Ajuda crianças e adultos a entender seus animais e a conviver melhor com eles.

 

galinhazezinha- Como a Galinha Zezinha Nasceu. Centro Vegetariano

A galinha Zezinha nasceu numa caixa, num aviário muito grande. À medida que crescia foi percebendo que nem sempre os humanos tratam bem os animais. Com a ajuda de uma fada amiga, conseguiu sair da caixa e mostrar-lhes que os animais não são comida. Porque também têm sentimentos, também gostam de viver, de brincar e ser felizes.   OBS: O livro é criação do Centro Vegetariano, escrito em português europeu. Além da venda do livro ilustrado, há o download gratuito da versão não ilustrada.
btdownload
Para comprar:  

 

 

 

Artigos Relacionados:
sobre o projeto ulinha
Como mudar o mundo brincando?
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adoles
Jogo Educativo de Direitos Animais
Jogo Educativo de Direitos Animais
Invista em Direitos Animais para Crianças e mude o mundo brincando! A educação é a arma mais po
capa cartilha ulinha
Veja a cartilha com passatempos de Direitos Animais para cri
Invista em Direitos Animais para CriançasA educação é a arma mais poderosa que você pode usar p

Publicidade

  • vetipe

Busca

Fill out my online form.
 

Vídeo

1722572
Hoje
Essa semana
Esse mês
Total de visitas
360
3447
19022
1722572

Seu IP 54.146.59.51
Agora