Plimun.com

This Domain Name Has Expired - Renewal Instructions.

Notice
  • There is no category chosen or category doesn't contain any items

10 livros para se aprofundar nos Direitos Animais e veganismo

Muita gente nos pede dicas de livros sobre direitos animais, ética animal, veganismo e vegetarianismo. Então, estamos disponibilizando aqui um "top 10" de livros que lemos e indicamos,  ou que almejamos ler. Note que como somos ativistas, a lista é heterogênea, há livros da área jurídica, biológica, pedagógica, filosófica, política,... E poucos abordam nutrição, apesar de serem oferta abrangente. Portanto, se você pecisar de sugestões específicas para apenas uma dessas áreas, entre em contato conosco por e-mail.

 

Eles não estão em uma ordem de impotância. Desses últimos (ou outros que não estão na lista), quem quiser/puder nos doar para fazermos uma resenha e postagens sobre o livro, nos envie e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 

Dos lidos, os que indicamos são:

 

jaulas vazias1. Jaulas Vazias (Tom Regan)

Com calma e lucidez, como em uma conversa franca e direta com o leitor, Tom Regan argumenta que devemos reconhecer que os animais também têm direito à vida, à integridade física e à satisfação de necessidades biológicas, individuais e sociais. Em todo o livro, seguimos o autor nas difíceis indagações que o inquietaram pessoalmente - desde uma juventude de completa inconsciência das horrorosas realidades vividas pelos animais explorados para diferentes benefícios humanos - e que o transformaram em ativista dos direitos animais. Escrito de forma elegantemente simples, o livro cobre um amplo leque de tópicos de forma acessível e envolvente.

 

 

Ética e animais2. Ética e Animais - Um guia de argumentação filosófica (Carlos Naconecy)

O livro se debruça sobre um dos temas mais candentes da atualidade. Ele trata da questão do por que defender e como argumentar em favor do respeito moral pelos animais. Acessível para o leitor leigo e instigante para o especialista, Ética & Animais é uma obra essencial para quem pensa que devemos levar os animais eticamente a sério.
http://www.pucrs.br/orgaos/edipucrs/ondecomp.htm

 

 

 

galactolatria capa site 300px3. Galactolatria: mau deleite (Sonia T. Felipe)

O livro que faltava no Brasil, para ajudar as pessoas a conhecerem melhor o leite que ingerem e a realidade da vida das vacas das quais ele é extraído. Os dados e informaçõs são chocantes.

 

 

 

 

 

 

politica carne4. Política Sexual da Carne (Carol J. Adams)

Este livro traz o texto de uma das referências teóricas para a compreensão e o estudo das influências de uma sociedade patriarcal nos hábitos alimentares e na relação de seus membros com as mulheres e os animais. 

 

 

 

 

 

 

livro vozes do s 4fa9770ec565f5. Vozes do Silêncio - Cultura científica: ideologia e alienação no discurso sobre vivissecção (João Epifânio Regis Lima)

Uma reflexão sobre o uso de animais em experimentos científicos.

 

 

 

 

 

 

 

poder26. O poder e a promessa da Educação Humanitária (Zoe Weil)

Este livro fornece aos educadores ferramentas práticas para despertar os mais altos valores nas crianças, ajudando a criar uma nova geração que prospere em cooperar e transformar. 

 

 

 

 

 

 

libertação animal7. Libertação Animal (Peter Singer)

Desde a primeira edição, em 1975, esta obra inovadora vem conscientizando milhões de pessoas sobre o "especismo" - nosso sistemático descaso em relação aos interesses dos animais não humanos - e inspirado, em todo o mundo, movimentos pela mudança de nossas atitudes em relação aos animais e pelo fim da crueldade que lhes infligimos. Em Libertação Animal, Peter Singer expõe a terrível realidade da indústria pecuária e dos testes de novos produtos - destruindo as falsas justificativas que embasam essas práticas e propondo alternativas para algo que, além de uma questão moral, assumiu contornos de um sério problema social e ambiental. Este livro, um importante e persuasivo apelo à consciência, à justiça e à decência, é leitura obrigatória não só para aqueles que reconhecem os direitos dos animais, mas também para os que ainda ignoram essa realidade.

 

Livros que ainda queremos ler:

 

Por-que-Amamos-Cachorros-Comemos-Porcos-e-Vestimos-Vacas8. Por que amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas (Melanie Joy)

Melanie Joy investiga de forma brilhante e inovadora por que nós estamos tão dispostos a comer certos animais enquanto jamais sonharíamos em comer outros. Nossa disposição para fazer isso só existe porque negamos a realidade. Ignoramos as evidências de que os animais têm consciência e que não precisamos de carne em nossa alimentação, pois, na maioria das vezes, vivemos mais tempo e melhor sem ela. Diferente de muitos livros que explicam por que não devemos comer carne, este explica por que comemos carne e como podemos fazer escolhas mais conscientes, como cidadãos e consumidores.

 

 

file 18 129. Introdução aos Direitos Animais (Gary Francione)

Neste livro o autor lança um desafio concernente ao nosso uso e tratamento dos animais e nos incita a nos desfazermos das confortáveis desculpas proporcionadas pelo nosso aparente compromisso com o tratamento “humanitário” ou “compassivo” dos animais e a reconhecermos que, sob as leis e regulações relativas a como tratamos os animais com quem dividimos este planeta, na realidade os tratamos como coisas que não têm nenhum interesse que devamos levar a sério.

 

 

 

 

112263112 1GG10. Educação Vegana (Prof Leon Denis)

O professor Leon Denis trabalhou nos últimos anos com seus alunos e alunas excertos de livros e artigos de ética animal, além da constante fundamentação nos filósofos que tradicionalmente são apresentados em qualquer programa de ensino médio. Foi a necessidade de juntar esse material que deu origem a essa obra. Esse não é um livro de filosofia para o ensino médio comum, ele trata do tema mais negligenciado pela academia brasileira e seus filosofantes, a ética animal. Escrito por um educador vegano e direcionado a docentes veganos e seus alunos e alunas. Essa obra versa sobre um tema novo no Brasil: os direitos animais e sua prática, o modo de vida vegano. Cada capítulo é sobre um conceito fundamental para entender do que tratam os direitos animais. Eles são: especismo, senciência, comunidade moral, direitos morais, ideologia, alienação, veganismo, somatofobia, abolicionismo e ética. O livro conta com a participação e colaboração de importantes autores da área: Sônia T. Felipe, Luciano Carlos Cunha, Laerte F. Levai e Silvana Andrade, jornalista e idealizadora da ANDA. A ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais, é o primeiro portal jornalístico do mundo que combate a violência social e a destruição do meio ambiente a partir da defesa dos direitos dos animais.

 

- Veja AQUI 20 dicas de livros infantis que tratam de respeito aos animais.

 

Artigos Relacionados:
default thumbnail image alt
Viajante legal não abandona o animal
Não abandone seu amigo para viajar. Ele também quer festejar!Nas férias de fim de ano e no carnav
animais especiais
Animais mais que especiais
Saiba como cuidar de nossos amigos especiais! Animais mais que especiais, Tutores mais que especiais
veganismo
Dúvidas frequentes sobre veganismo
1- Alimentar-me apenas de alimentos de origem vegetal, não me deixará fraco e desnutrido?Pelo cont
default thumbnail image alt
CONCLUÍDA! Campanha emergencial de união para salvar a vid
CONCLUÍDA COM SUCESSO! GRATIDÃO A CADA UM DA LISTA DE COLABORADORES, QUE AJUDARAM A SALVAR O OZZY!

Publicidade

  • vetipe

Busca

Fill out my online form.
 

Vídeo

1722559
Hoje
Essa semana
Esse mês
Total de visitas
347
3434
19009
1722559

Seu IP 54.146.59.51
Agora