Plimun.com
Notice
  • There is no category chosen or category doesn't contain any items

A prótese do golfinho Winter e a nossa inocência emotiva geraram milhões e exploraram animais

golfinhoPor que eu não sou um fã de "Winter, o golfinho" (Dolphin Tale)

Por Michael Mountain, Earth in Transition

 

Na vida real, nadar com golfinhos em cativeiro não é bom para eles, nem para nós.

 

Início do ano passado, recebi um convite para Zoe para ser parte do apoio promocional para um filme chamado Dolphin Tale (no Brasil: Winter, o golfinho). O filme ia ser sobre um golfinho chamado Winter que tinha sido resgatado pelo Aquário Marinho Clearwater (da Flórida) e equipado com uma cauda protética. Ele seria estrelado por Morgan Freeman, e as filmagens estavam previstas para começar em breve.

 

Aqui está o que eu escrevi de volta:

 

Eu conheço a história do Winter e sua cauda protética. Um feito notável. Uma coisa, porém, é que estamos cientes de que o aquário está envolvido em programas de nadar com os golfinhos em cativeiro. Será que isto será apresentado no filme?

 

Eu sei que muito do trabalho do aquário está com resgate e reabilitação, mas programas de nadar com golfinhos são um problema real para os animais presos em tanques. Organizações de proteção animal são unânimes em dizer que eles deveriam ser abolidos. E aqui no Zoe nos opomos a captura ou reprodução em cativeiro de golfinhos para fins de entretenimento. (Também não há evidência científica de que programas "terapêuticos" de natação com esses animais em cativeiro tem valor intrínseco para os seres humanos.)

 

Eu não recebi uma resposta, e, provavelmente, foi para a lista de pessoas a não enviar uma cópia da revisão do filme.

Na semana passada, Dolphin Tale (Winter, o golfinho) navegou para fora da água para se tornar o hit # 1 em salas de cinema, à frente de Moneyball e O Rei Leão. Os críticos geralmente deran um sinal de positivo, pelo menos como um filme infantil.

 

E se a versão do filme é metade ficção, a maioria dos espectadores não parecem se importar. Afinal de contas, no final do filme, há clipes da vida real de veteranos de guerra em muletas, amputados em cadeiras de rodas e crianças pequenas, sem braços e pernas, que visitam o golfinho, a acariciando e beijando. E os espectadores são convidados a fazer uma doação. Como resultado, os visitantes diários ao aquário quadruplicaram (para cerca de 1.300 por dia) na primeira semana que o filme foi lançado. 

 

O problema com os programas de nadar com golfinhos

 

No geral, o Clearwater Marine Aquarium está em uma categoria bem diferente do circo comercial médio do tipo SeaWorld (assita o filme Black Fish) e o típico programa "nadar com os golfinhos" (assista aos filme A enseada). Assim, parece um pouco grosseiro despejar um pouco de água fria sobre o seu trabalho.

 

O problema, porém, é que o aquário tem o seu próprio programa de nadar com os golfinhos, e o filme acaba por romantizar, estimular e dar o aval para outros shows de golfinhos em cativeiro e  programas de nadar com eles.

 

Em Clearwater, você paga US $ 249 por pessoa para entrar na água com um golfinho. De acordo com a promo do aquário:

"Esta experiência incrível vai permitir aos participantes experimentar um encontro na água, com os nossos golfinhos famosos ... Aproxime-se como nunca e veja por si mesmo por que eles cativam corações e inspiram as pessoas ao redor do mundo."

 

Mas, fundamentalmente, toda a idéia de entrar na água com os golfinhos em cativeiro é simplesmente errado.

 

Um programa típico nos diz: "Tocar, beijar e abraçar o golfinho e desfrutar de muito tempo livre com eles na água." Mas os golfinhos não estão realmente te beijando. Eles estão simplesmente treinados para fazer o que eles fazem em troca de uma recompensa de peixes.

 

Programas de natação em cativeiro são, basicamente, uma farsa. Muitas vezes, eles são promovidos como sendo terapêutico para doenças como o autismo. Os pais pagam milhares de dólares para esta "terapia", acreditando que um golfinho pode ser capaz de trazer essas crianças para fora de si mesmos. Mas nenhum desses resultados nunca foram demonstrados.

 

E ao nadar com um golfinho em cativeiro em um tanque é provavelmente uma experiência memorável, mas é o tipo errado de experiência. A lição básica que ensina é que é legal capturar e criar animais selvagens que poderiam (deveriam!) estar nadando pelos oceanos, confiná-los em um pequeno tanque, e usá-los para o nosso próprio prazer.

 

Roazes (uma espécie de golfinhos) são considerados pelos cientistas o mais inteligente de todos os animais não-humanos. Há muito que podemos aprender com eles em um relacionamento que está em seus termos - ou seja, no oceano. Mas tudo o que eu já aprendi com eles em pontos de cativeiro claramente chega a uma simples conclusão: eles não pertencem ao cativeiro.

 

Podemos nos alegrar de que Winter tem sua nova cauda, e grato por tudo o que o Aquário Marinho Clearwater tem feito por ela e vai continuar a fazer por outros animais doentes e feridos. Mas teria sido melhor se não tivessem comprometido seus valores. Winter precisa mesmo é de estar em um santuário costeiro onde ela pode sentir o verdadeiro oceano - não viver sua vida em um tanque de exibição. E organizações como Clearwater deveria dar aos jovens a mensagem clara de que golfinhos saudáveis merecem a sua liberdade, tanto quanto nós.

 

Traduzido de: all-creatures.org

 

Leia também: Winter, o golfinho sem cauda: abrigo ou exploração? 

Artigos Relacionados:
default thumbnail image alt
Evento beneficente com animais no coração, não no prato:
    Por que servir um, para ajudar outro? Cada vez mais pessoas tem se feito essa perg
default thumbnail image alt
Cavalo do mundo real
        . Por Daniele de Miranda          
ninguém é dono de animal
Ninguém é dono de um animal
Definir a submissão imposta aos animais não-humanos como também uma violência simbólica ajuda a
default thumbnail image alt
7 youtubers e blogueiros famosos que adotaram um vira lata
Adotar um animal por amor, não por raça, é algo que diz muito sobre a pessoa. É uma atitude mara

Publicidade

  • vetipe

Busca

Fill out my online form.
 

Vídeo

1746578
Hoje
Essa semana
Esse mês
Total de visitas
691
2189
12638
1746578

Seu IP 54.81.59.211
Agora