Plimun.com
Notice
  • There is no category chosen or category doesn't contain any items

10 dicas de presentes para as crianças defenderem os animais

Outubro é um mês muito especial para nós. Tem Dia Int. do Vegetarianismo, Dia Nacional dos Animais, Dia das Crianças e Dia dos Professores. Que tal na hora de presentear as crianças, conseguir juntar diversão, educação e respeito aos animais em uma coisa só, transformando o ato de presentear em algo muito mais especial e transformador? O que recebemos quando crianças, levamos para toda a vida! Seguem as nossas dicas:

 

1- Livro O que tem na panela, Jamela?

Nosso predileto! É época de Natal. Pensando nos preparativos, Mama  compra uma galinha  para engordar até o dia da ceia, entregando-a aos  cuidados de Jamela.  Mas conforme o tempo passa a menina acaba se  apegando à ave,  transformando-a em um bichinho de estimação. E quando  chega a véspera do  almoço, Jamela arma a maior confusão - 'Não se pode  comer um amigo!'.

 

jamela


2- Jogo Vida Animal

Um jogo de tabuleiro com modelo de corrida, feito em lona atóxica, tátil, simples, bonito e interativo, onde todos estão no mesmo caminho para aprender, refletir e agir em prol de respeitar e proteger todos os seres, tornando o mundo feliz e divertido para todos!

No Jogo Vida Animal são apresentados diversos temas sobre nossa relação com os animais, como Guarda Responsável, animais silvestres e atividades que usam animais. Nele, os animais são apresentados como indivíduos com interesses próprios que devem ser respeitados e protegidos, independente da espécie. Ao longo dessa jornada, os participantes são desafiados a questionar e ver que nossas escolhas interferem na vida dos animais.

jogo


3- Livro Com vontade de voar

A menina pula pra lá e pra cá no seu quintal cheio de árvores. É uma menina "livre como um passarinho", como diz a vizinha-de-cá. E é essa frase que lhe desperta a consciência de que Chico, o passarinho preso na gaiola, não pode ser feliz. A menina abre a gaiola e o deixa fugir. Depois a saudade do passarinho a faz chorar, mas em sonho ela recebe uma carta do pássaro amigo, que lhe agradece a liberdade e exalta a coragem de sua decisão. A menina acorda com o coração leve, cantando. Feliz como um passarinho.

 

vontade


4- Passeio no Jardim Botânico
Geralmente levam as crianças ao zoológico, mas é um lugar muito triste. As mais sensíveis percebem isso, com aquele clima pesado de animais mentalmente doentes, de natureza e essência roubadas, confinados atrás daquelas grades, com pessoas os olhando e fazendo barulho o dia todo. Que tal fazer um passeio diferente, em um lugar muito mais leve? No Jardim Botânico se pode ter a surpresa de encontrar animais livres pelas árvores, como micos e diferentes pássaros. Andar e tocar nas diversas plantas. Abraçar troncos de árvores centenárias enormes. Fazer um piquenique deibaixo das árvores. E tirar fotos lindas! Outras sugestões são parques naturais ou parques de diversões.

 

jardimbot


5- Cartilha Educativa Ulinha

Material inédito e exclusivo que promove os Direitos Animais para crianças de forma lúdica e didática, a Cartilha Ulinha é indicada para crianças de 5 a 10 anos de idade. É cheia de passatempos, curiosidades, desenhos para pintar, e possui conteúdo divertido, investigativo e questionador, abordando diversos temas sobre nossa relação com os animais (Guarda responsável, pássaros, entretenimento, etc.), estimulando o respeito e proteção a eles.

cartilha


6- Livro O Bezerro Escritor

Conheça o curioso caso do bezerro que aprendeu a escrever. Divirta-se com os versos rimados de Bombom, o filhote mais autêntico que você já viu. Pais e filhos serão estimulados à ampliarem seu círculo de afeto entre seres sencientes. Este livro foi financiado de forma democrática e colaborativa por pessoas que tem respeito pela vida animal e saúde humana. 

bezerro


7- Livro O valente domador

O grande sucesso do circo era o espetáculo do valente domador. Ao estalo do seu chicote, macacos, leões, ursos e elefantes obedeciam às suas ordens. No auge da carreira, porém, o domador viu seu mundo desabar por causa de uma lei proibindo os maus tratos de animais. Foi então que um menino, que fazia flores de papel, mostrou a ele uma nova maneira de encarar a vida e lidar com os animais. A obra mostra que não é com um chicote na mão que se mostra valentia, e sim no enfrentamento dos problemas da vida. Além de mostrar a face da exploração dos animais nos circos, o livro traz uma mensagem de tolerância e respeito. Tudo isso de uma forma leve e bem-humorada, sem cair no moralismo.

ovalente


8- Toy art de vaquinha

Vamos trazer de volta a empatia natural do ser humano pelos animais que hoje são chamados de “animais de corte”. Experimente montar um toy art de vaquinha com as crianças enquanto explica como as vacas são sensíveis, maternais, bonitas, o que elas gostam de fazer, o que não gostam,... que tal?

 

vaquinhamontar


9- Faça um vegburguer com eles
As crianças amam inventar moda na cozinha. Mas precisam estar acompanhadas, o que torna o momento ainda mais especial. O ato de manipular os alimentos, saber de onde vem cada coisa e se apoderar de como fazê-los, é um aprendizado muito importante pra vida. Um vegburguer é muito fácil e divertido de fazer. E as crianças amam! Pode ser de lentilha, soja, grão-de-bico,... dá pra criar e inventar muito!

hamburguer


10- Quadrinhos Vegana

Luka é uma garota, que aprendeu, com sua tia Vera, o respeito e o valor de cada ser vivo. Com suas atitudes e seu conhecimento sobre a exploração animal, ela tenta sensibilizar sua família e a escola onde estuda. No início, o pai da adolescente mostra-se resistente a novas ideias. Mas, com seu exemplo, Luka consegue fazer com que ele e outras pessoas repensem valores e práticas do dia a dia.

vegana

 

 

Leia também: Animal não é presente!

Artigos Relacionados:
default thumbnail image alt
10 lugares para encontrar adoção para o animal resgatado
  Nós recebemos muitos pedidos de ajuda para divulgar um animal que a pessoa resgatou e pre
cães acorrentados
Como ajudar cães acorrentados
São milhares os animais que por todo o país sofrem diariamente o tormento de serem mantidos acorre
default thumbnail image alt
Campanha Não finja que não viu
Essa semana ocorreu uma polêmica em relação ao duplo tique azul do Whatsapp, que mostra que a pes
adotando cão adulto
Adotando um animal adulto
Poderíamos colocar aqui as diversas vantagens de se adotar um animal já adulto, para lhe motivar a

Publicidade

  • vetipe

Busca

Fill out my online form.
 

Vídeo

1746572
Hoje
Essa semana
Esse mês
Total de visitas
685
2183
12632
1746572

Seu IP 54.81.59.211
Agora