Notice
  • There is no category chosen or category doesn't contain any items

Como ajudar cães acorrentados

acorrentadoSão milhares os animais que por todo o país sofrem diariamente o tormento de serem mantidos acorrentados. No entanto, a crueldade de manter animais acorrentados é quase sempre tolerada ou ignorada, e estes continuam a sofrer sem esperança de uma vida melhor. Nenhum mal fizeram, mas vivem acorrentados pelo pescoço uma vida inteira. Para os cães — animais altamente sociais — este é um castigo horrendo. Privados de passeio, brincadeira, correr, explorar território e interação social, e sem receberem carinho, estes animais não vivem, limitam-se a existir sem dignidade.

Os animais, como por exemplo os cães, são sociais e precisam da interação com pessoas e outros animais para se sentirem bem. No seu estado selvagem os cães, tal como os lobos, vivem em grupos (matilhas) que caçam, brincam e dormem em conjunto. Um animal acorrentado sozinho num local durante horas, semanas, meses ou mesmo anos, vai necessariamente transformar-se num animal frustrado e infeliz. Por mais dócil e meigo que fosse antes de passar a viver preso, vai tornar-se neurótico, ansioso e agressivo. Ele literalmente irá enlouquecer de sofrimento por privação.

Em muitos casos, os pescoços dos cães acorrentados ficam em carne viva e infectados devido a coleiras demasiado apertadas e aos puxões contínuos que dão à corrente para tentarem se libertar. As correntes podem também facilmente emaranhar-se em outros objetos, asfixiando ou estrangulando os cães até à morte.

Acorrentar os cães também é um risco para as pessoas. Os cães são naturalmente protetores do seu território. Quando confrontados com uma ameaça, reagem de acordo com o seu instinto de lutar ou fugir. Um cão acorrentado, impossibilitado de fugir, sente-se muitas vezes forçado a lutar, atacando qualquer pessoa ou animal estranho que entre no seu território. Um estudo efetuado pelo Center for Disease Control, nos EUA, concluiu que os cães acorrentados têm uma probabilidade 2,8 vezes maior de morder. Os cães que mais probabilidade têm de morder são os machos, não castrados e acorrentados.


Infelizmente, os cães acorrentados tem de comer, dormir, urinar e defecar numa única área confinada. A relva é normalmente transformada em terra dura pelo contínuo caminhar do cão. Eles raramente recebem o mínimo de carinho, assistência veterinária, e são quase sempre ignorados pelos seus tutores.

Constranger espacialmente um animal por períodos curtos de tempo (nunca mais de três horas seguidas) é aceitável. Os animais temporariamente acorrentados devem ser presos com segurança para que a corrente não se emaranhe em outros objetos. As coleiras devem ser ajustadas corretamente, sem apertar o pescoço, machucando ou dificultando a respiração. Nunca devem ser usadas coleiras estranguladoras. A corrente deve ter vários metros de comprimento, para permitir ao animal mover-se confortavelmente. Usar uma roldana ou um carril é preferível a acorrentá-los a um ponto fixo. Mas a melhor maneira de confinar um cão é colocá-lo dentro de casa ou num espaço com uma vedação. Mas lembre-se, isso deve ser feito apenas em situações especiais, em que há a extrema necessidade de contê-lo, e apenas por um curto período de tempo.

Manter um animal acorrentado constantemente é abuso e crueldade, provocando uma dose considerável de sofrimento físico e psicológico ao animal. Denuncie!


Veja como denunciar aqui.

 

Formas de Ajudar
* Sensibilizar a Comunidade
* Sensibilizar os Responsáveis Pelo Cão
* Verificar porquê o animal está acorrentado e gerar soluções para que possam o manter solto
* Denunciar o Caso às Autoridades


Referências:
http://www.liberta-me.org

 

Ads-facebook-2-confeitaria-vegana

Artigos Relacionados:
default thumbnail image alt
Como ter uma ceia de Natal vegana
  Você resolveu fazer uma  ceia de Natal baseada na paz, compaixão e cheia de boas en
default thumbnail image alt
CONCLUÍDA: Campanha Excursão para a Castração
  Olá, amigxs! Nosso ônibus virou um BRT! Se você nos acompanha pela página no facebook,
10 curtas independentes brasileiros sobre sociedade e animais para assistir online e despertar
10 curtas independentes brasileiros sobre sociedade e animai
  Lembra a época em que na escola adorávamos fazer resenha de filme porque era mais rápid
default thumbnail image alt
FECHADA: Campanha para ajudar filhota abandonada com bicheir
(FECHADA) Vamos apoiar quem resgata! Olá, a Hanna é uma filhotinha que estava pedindo ajuda em

Publicidade

  • vetipe

Busca

1799518
Hoje
Essa semana
Esse mês
Total de visitas
651
5821
12415
1799518

Seu IP 54.226.132.197
Agora