Plimun.com
Notice
  • There is no category chosen or category doesn't contain any items

As vantagens de castrar os animais

esterilizarA esterilização é uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, independente da raça, para impedir que se reproduzam sem controle. Nas fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, a retirada dos testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados para tal. O animal não precisa ficar internado e, em torno de uma semana estará totalmente recuperado. A esterilização pode ser feita a partir dos 2 meses de idade e, no caso da fêmea, recomenda-se antes do primeiro cio.

Ao contrário do que muitos pensam, o ato de esterilizar (castrar) um animal é um gesto de amor e responsabilidade. Muitos cães e gatos são mortos diariamente nos Centros de Controle de Zoonoses, e muitos outros perdidos ou abandonados nas ruas sofrem com fome, sede, frio, medo, solidão, desespero, agressões, mutilações, envenenamentos, atropelamentos, etc. Todos esses problemas são frutos da superpopulação animal, ou seja, existem mais animais do que tutores responsáveis para cuidar deles.

No mundo todo a população de animais (cães e gatos) cresce dia após dia. Este aumento é determinado não só pela reprodução descontrolada dos animais de rua, mas também pela procriação dos animais tutelados. Face a essa triste realidade, a solução está na ESTERILIZAÇÃO para conter essa superpopulação de animais que dependem de nós para viverem bem, pois são domesticados e não possuem habitat natural. Precisamos conscientizar amigos, vizinhos, parentes, etc., sobre a importância da esterilização como método de controle reprodutivo e proteção ao animal. Cada pessoa só precisa fazer a sua parte: esterilize o animal sob sua guarda, ajude na esterilização de outros e aconselhe as pessoas próximas a fazerem o mesmo.


Vantagens para Cães e Gatos:
- Evita doenças nas vias uterinas (ex.: piometria), câncer de mama, útero, próstata e testículos;
- Elimina a Gravidez Psicológica;
- Elimina o risco do câncer dos órgão genitais, transmitido durante o cruzamento;
- Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
- Elimina os estados de stress por falta de cruzamentos;
- Evita ninhadas que acarretam na superpopulação de animais com psoterior abandono e maus tratos, e no sofrimento da separação de mãe e filhotes;
- Evita o cruzamento entre indivíduos da mesma família, que geram filhotes de saúde frágil.
- Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata, etc.;

Vantagens para o Tutor:
- Reduz a demarcação do território (xixi fora do lugar);
- Evita agressividade motivada por excitação sexual constante;
- Os animais ficam mais tranqüilos e caseiros.
- Evita cios com sangue e aglomeração de machos.

Mitos sobre a Esterilização:

- “Castração engorda?”
Não.

- “Eu não posso pagar!”
Em algumas cidades, como no Rio de janeiro, há postos de castração gratuita ou a preços populares. Além disso, um animal esterilizado tem um custo muito menor. Vale a pena.

- “Eu sempre consigo quem fique com os filhotes.”
Ao invés de tentar remediar, evite! Uma fêmea pode ter 10 filhotes a cada gestação, que crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Por que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem? Não esqueça que às vezes um animal só é atraente enquanto é filhote. Mesmo que a pessoa prometa tratar bem, ele pode vir a ser maltratado, negligenciado e até abandonado no futuro.



- “Ele não tomará mais conta da casa.”
Os animais esterilizados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais esterilizados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas, ideal para gatos.

- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria...”
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a esterilização, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.  Além disso, que benefício se trás a alguém a deixando ter filhos e depois os separando?

- “O animal vai sofrer?”
A cirurgia é feita com anestesia, é simples, rápida e feita por um veterinário. O pós-operatório também é simples e rápido.

- “Eu estarei interferindo na natureza do animal”
Além de cães e gatos não viverem mais de forma natural, independentes dentro de um ecossistema desde que foram domesticados; o animal não tem escolha quanto à natalidade, segue apenas o instinto. É dever do tutor intervir e prevenir nascimentos indesejados, agindo da maneira mais correta. O animal será beneficiado e não subtraído de algo. Evite expor amis animais ao abandono, maus tratos e dependência humana.

- Não seria melhor fazer vasectomia para que o animal continue cruzando?
Não. Se o animal cruzar e a fêmea não engravidar, ela terá gravidez psicológica, e passará por um processo físico e emocional extremamente doloroso.

- A esterilização é apenas para animais sem raça definida?
Não. Todos devem ser beneficiados pela esterilização, mesmo os de raça. Os animais não devem ser procriados para estarem disponíveis para humanos os escolherem por raça como objetos.

- Mas e se os animais se extinguirem no mundo por causa da esterilização?
Isso é improvável diante da quantidade absurda de animais, e pelo fato de que a esterilização dificilmente irá contemplar a todos. Mas é por isso que a esterilização é feita apenas em animais domesticados, que vivem dependentes dos seres humanos, subjugados, reproduzidos para comercialização/lucro, produção ou companhia, expostos a abandono e maus tratos, e não vivendo para suas próprias razões, em habitat natural, independentes e livres, como deveria ser. Dê mais atenção a vida de cada indivíduo, e não a conjunturas futuras e subjetivas. Só no Brasil há mais de 30 milhões de cães e gatos abandonados, morrendo nas ruas e abrigos. A esterilização visa diminuir esse número de animais vitimados. Essa é a realidade que devemos nos preocupar.
 
Postos de Castração Gratuitos Rio - RJ

- Programa Rio Bicho - SEPDA (Secreatria Especial de Promoção e Defesa dos Animais)
Tel: 1746
http://www.rio.rj.gov.br/web/sepda/

Artigos Relacionados:
default thumbnail image alt
Comer, um ato político e revolucionário
    "Alimentar-se, assim como outras atividades, pressupõe escolhas: qual fruta/legume/
direitos animais
Os Direitos Animais e a filosofia
O debate sobre direitos animais no século XX pode ser traçado no passado, na história dos primeir
default thumbnail image alt
CONCLUÍDA: Campanha coletiva para salvar filhotes abandonad
   ATUALIZAÇÃO:    02/12/2014: Amig@s, notícia muito chata que prec
ninguém é dono de animal
Ninguém é dono de um animal
Definir a submissão imposta aos animais não-humanos como também uma violência simbólica ajuda a

Publicidade

  • vetipe

Busca

Fill out my online form.
 

Vídeo

1746574
Hoje
Essa semana
Esse mês
Total de visitas
687
2185
12634
1746574

Seu IP 54.81.59.211
Agora