Plimun.com

This Domain Name Has Expired - Renewal Instructions.

Notice
  • There is no category chosen or category doesn't contain any items

10 curtas independentes brasileiros sobre sociedade e animais para assistir online e despertar

gato curta filme documentário online computador

 

Lembra a época em que na escola adorávamos fazer resenha de filme porque era mais rápido que ler um livro para isso? Hoje muitos jovens já acham o filme muito longo. Já reparou como cada um de nós passa cada vez mais rapidamente pelas informações na internet? É uma enxurrada de conteúdo e interações em um espaço de tempo não apernas curto, mas concomitante.

 

Lembro da época em que descobri o polêmico e revelador documentário Terráqueos. Ele estava disponível no youtube dividido em umas 10 partes diferentes, já que na época só entravam vídeo de até 10 minutos no canal. A minha internet era discada, um vídeo de 10 minutos demorada um dia inteiro para abrir, isso se a conexão não caísse e zerasse tudo. Uma amiga conhecia um garoto que cobrava para  baixar filmes na internet e gravar em DVD. Eu precisei encomendar isso para assistir Terráqueos! Mas valeu a pena. Depois de assistir, minha vida nunca mais foi a mesma. E de muitos animais ao redor do mundo também não. Porque esse filme sem dúvida é o que despertou muitos pessoas a agirem pelos animais, desde nas suas escolhas no dia a dia, a intervenções pontuais. Nas ações da ULA inclusive gravávamos o filme em DVDs e distribuíamos, para que cada vez mais pessoas pudessem ter acesso às informações preciosas nele contidas

 

Mas hoje em dia está bem diferente. Uma imensa parcela da população tem acesso a qualquer filme a um clique. E a facilidade relativizou o tempo, como dito no início. Pensando nessa galera que não consegue mais ficar uma hora olhando para a tela sem acessar outra coisa, indicaremos aqui 10 curta metragens com média de 10 minutos que gostamos muito! A cartase está a um clique!

 

Para assistir, basta clicar no título do filme.

 

1. Penso, logo... não durmo.

O instigante curta brasileiro, da diretora Luara Lux em parceria com Fiori Vonière, levou muitos às lágrimas ao provocar uma reflexão sobre a nossa sociedade. Não apenas sobre as nossas incoerências em relação aos animais, mas também em como tratamos uns aos outros. Quais são as nossas prioridades?

 

2. O caipira vegetariano - Pé de picanha

Com roteiro do chef André Cantú, que também atua, o filme de sete minutos conta a história de um caipira que resolveu “colher” um pé de picanha em um domingo sem graça e se vê em uma situação complicada. Com produção do canal do Youtube VegeTV, o vídeo é divertido e emocionante sem exageros e com muito bom gosto. Com uma linguagem propositalmente simples, toca em diversos temas que envolvem o veganismo.

 

3. Leitão Pururuca

Baseado no poema homônimo de Zetti Nunes. Direção de Fiori Vonière, protetora dos animais e cineasta independente.

 

4. Novo Amor Velho

 No vídeo, quatro mulheres que já adotaram cães em idade avançada falam sobre como foi a experiência de dar lugar em suas famílias a animais que não tinham esperança de conseguir um lar. A prática de adotar animais enquanto são ainda filhotes e depois abandoná-los quando chega a velhice é muito comum e pouco comentada. Para tentar frear essa triste realidade, a estudante Flávia Carolina, de Londrina, no Paraná, decidiu fazer o documentário Novo Amor Velho como trabalho de conclusão de curso.

 

5. A morte do cão

Qual o limite da observação? Será que constantemente passamos por cenas como esta, mas decidimos não interferir? Não enxergar? Decidimos que não é problema nosso? Este filme foi feito para emocionar, mas principalmente para nos colocar em movimento. Os animais precisam de nós, então... RESGATE SEU AMIGO! Não finja que não viu.

 

6. Atave - A avicultura escancarada

Curta-metragem que mostra a realidade da produção da carne e dos ovos de galinha. Todas as imagens são de estabelecimentos de Pernambuco e foram capturadas entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009. O Atave foi selecionado para exibição no festival Comunicurtas (PB) e obteve o segundo lugar na 1ª Mostra Internacional de Cinema Pelos Direitos dos Animais (PR).

 

7. Da utilidade dos animais

Filme adaptação do texto de Carlos Drummond de Andrade, questionando a forma como "respeitamos" os animais, dentro de um conceito utilitarista, onde os tratamos como propriedade e meios para nossos fins.

 

8. A engrenagem

A discussão sobre o veganismo e seus benefícios ao meio ambiente e ao futuro é extensa e muito mais complexa do que simplesmente parar de comer carne. Envolve a diminuição da poluição atmosférica, a preservação de recursos vegetais e hídricos, e muitas outras questões. Numa linguagem descontraída, o filme tem a participação voluntária da modelo e apresentadora Ellen Jabour e do ator Eduardo Pires, ambos vegetarianos, e tem o objetivo de alertar e levantar algumas questões como "Você já se perguntou de onde vem nossa comida? Quais os impactos que ela nos traz? A Engrenagem responde." Inspirado em A História das Coisas. Produção do Instituto Nina Rosa.

 

9.  Olhar e ver

Mostra a situação dos animais abandonados da cidade de São Paulo e a atuação das ONGs de proteção animal para mudar essa realidade.O vídeo procura esclarecer conceitos de guarda responsável e a importância da esterilização como método efetivo para o controle populacional de cães e gatos.É um convite para olhar, ver e ajudar a prevenir o abandono e maus-tratos contra os animais de estimação.

 

10. Fulaninho, o cão que ninguém queria

Com produção do Instituto Nina Rosa, esse filme infantil tme sido usado há anos por projeto de direitos animais para crianças, como o Projeto Ulinha. Mostra a história de um cãozinho que como muitos outros, foi separado da mãe e dos irmãos, e daí... assista!

 

Artigos Relacionados:
default thumbnail image alt
O projeto Mil Cartilhas Infantis de Respeito aos Animais ser
  - 12/09/2014 AS CARTILHAS FICARAM PRONTAS! Na próxima semana começaremos a enviar as re
esterilização
As vantagens de castrar os animais
A esterilização é uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, independente da raça, p
default thumbnail image alt
10 livros para se aprofundar nos Direitos Animais e veganism
Muita gente nos pede dicas de livros sobre direitos animais, ética animal, veganismo e vegetarianis
Cavalo deitado ao seu lado é cavalo feliz!
Cavalo deitado ao seu lado é cavalo feliz!
Por Dr. phil. Sônia T. Felipe   Alexander Nevzorov, o maior estudioso de cavalos, que abol

Publicidade

  • vetipe

Busca

Fill out my online form.
 

Vídeo

1722567
Hoje
Essa semana
Esse mês
Total de visitas
355
3442
19017
1722567

Seu IP 54.146.59.51
Agora