Plimun.com

This Domain Name Has Expired - Renewal Instructions.

Notice
  • There is no category chosen or category doesn't contain any items

Animais explorados para Penas e plumas

penasplumasUm dos mais promissores segmentos do agro-business desta década, é  a exploração de avestruzes. Uma indústria que está em plena consolidação e que apresenta um dos mais atraentes indicadores de custo-benefício do mercado. O avestruz se mantém economicamente produtivo até os 40 anos de idade e tem capacidade de postura de 40 a 60 ovos/ano, atinge a idade de abate aos 13 meses, com 140KG em média. Não existe “desperdício” na Estrutiocultura.

O maior produtor de plumas é a África do Sul, o mercado consumidor está na Europa, Ásia e Américas, sendo o Brasil um dos maiores importadores, principalmente para o carnaval (adornos e fantasias) e confecção de espanadores. Um dos maiores chamativos do avestruz - para quem aprecia animais, e não para quem olha um animal enxergando matéria-prima extraída à força - são suas penas, grandes e imponentes. Para quem está no ramo da estrutiocultura, uma fonte a mais de renda. Todos precisam saber como funciona a retirada de plumas, para não cair na falácia do “produto que o animal nos dá", como se os produtores catassem penas e plumas que caíram naturalmente de animais vivendo livres na natureza:
 

"O adulto pode produzir penas de excelente qualidade por quarenta anos ou mais, desde que receba cuidados apropriados. No entanto, as melhores penas são produzidas por avestruzes de três a doze anos de idade". Esses são dados técnicos do SBRT - Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas do Ministério da Ciência e Tecnologia. “Quando se faz à (sic) retirada, deve-se deixar uma camada de penas na parte superior do animal para evitar queimaduras de sol. Separam-se bem as plumas para arrancar, puxando com movimento de zíper." O animal passará por isso por quarenta anos, sistematicamente. Segundo a avaliação técnica, o preço das penas brancas de melhor qualidade é de 80 a 90 dólares, e 40 dólares para a segunda qualidade, sendo que cada animal possibilita até mais de uma 'safra' anual.



Outros animais como gansos e faisões também são procriados em cativeiro para terem suas penas arrancadas. Não importante se a origem das penas e plumas são provenientes de criadores regulamentados. Para o animal explorado, isso não faz diferença. Portanto, não use penas e plumas naturais, seja para espanadores, fantasias, enchimentos de casacos ou travesseiros. Procure por elementos de origem vegetal ou sintéticos. E repudie seu uso.


Carnaval 2008 teve primeira escola de samba totalmente ecológica

A Tribuna Animal e o Quintal de São Francisco - duas grandes organizações de proteção aos animais - se uniram à Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga, em São Paulo, para promover um carnaval em benefício do meio ambiente.
Na avenida, não houve um único adereço de origem animal. Penas e plumas que tradicionalmente compõem as fantasias serão substituídas por materiais alternativos, enfeites produzidos com artigos reciclados. Dessa forma, a Imperador do Ipiranga foi a primeira escola de samba do País a promover um carnaval totalmente ecológico. Outras agremiações já tomaram essa iniciativa, porém, colocaram em prática só em algumas alas.

Com o enredo “A Salvação do Planeta é o Bicho”, o carnaval ecológico da Imperador do Ipiranga tem como proposta fazer um alerta contra as agressões e os maus-tratos aos animais. A idéia é provar que é possível transmitir essas mensagens e ao mesmo tempo brilhar na maior festa popular do País.

“O objetivo é divulgar a proteção animal no mundo. Vamos falar, por exemplo, de circo, de aquecimento global, de rodeios, do uso de peles, de castração, de posse responsável para levantar uma discussão”, afirma Altina Mabellini, presidente da Tribuna Animal. Para ela, o carnaval ecológico também será uma oportunidade de promover uma mudança cultural.

SAMBA-ENREDO

ECOA NOSSO CANTO DE ALERTA, DESPERTA O ANHEMBI
O MUNDO TEM QUE MUDAR , É HORA DE REFLETIR
SENHOR, ILUMINE A RAZÃO DESTA GENTE
FAÇA BROTAR A SEMENTE DA PRESERVAÇÃO
A MÃE TERRA PEDE PROTEÇÃO

QUERO VER FLORESCER, O VERDE ESPERANÇA
QUERO UM FUTURO MELHOR , PRA NOSSAS CRIANÇAS (BIS)
EM AGUAS CRISTALINAS MERGULHAR
UM LINDO AZUL DO CÉU CONTEMPLAR

CHEGA DE DEGRADAÇÃO
MUDARAM A FACE DA NATUREZA
O HOMEM, AMBICIOSO E INFRATOR
ROMPEU SEU ELO COM O CRIADOR
SEMEANDO A TRISTEZA
NUM CÉU DE LONA TRISTE EXIBIÇÃO
NA ARENA A MALDADE A SE ESPALHAR
ANJOS DE PROTEÇÃO
POR NOSSOS ANIMAIS, VEM LUTAR
SERÁ? QUE O NOVO TEMPO VAI FLORIR?
O HOMEM VAI SE REDIMIR
ASSUMINDO ENFIM SEU COMPROMISSO
VERÁ QUE A SALVAÇÃO DO PLANETA É O BICHO!

HERANÇA DO NOSSO SENHOR , NATUREZA
A ÁGUA, A FAUNA E FLORA, RIQUEZAS
QUE O HOMEN TEM QUE PRESERVAR COM AMOR (REFRÃO)
ESSA É A MENSAGEM DA IMPERADOR

PREFIRO ADMIRAR A PLUMAGEM ONDE ELA NASCEU E A QUE PERTENCE POR DIREITO MORAL

 

 

VEJA a entrevista que demos para a Rádio Internacional França sobre uso de penas de animais no carnaval. CLIQUE AQUI.

 

Artigos Relacionados:
default thumbnail image alt
Rodeio
"Rodeio é a cultura da violência e opressão. Queremos uma cutural de paz."O que é:Exploração d
mídia
Exposição e exploração de animais na Mídia
Programas de TVAnimal parece que virou ferramenta para atrair o público na TV. São usados desde em
A exploração legalizada de animais silvestre e exóticos
A exploração legalizada de animais silvestre e exóticos
  “É muito difícil que um homem entenda algo, quando é do não entendimento disso que seu
turismo
Animais explorados no Turismo
A crueldade contra os animais pode ser um subproduto do turismo. Circos com animais, zoológicos, to

Publicidade

  • vetipe

Busca

Fill out my online form.
 

Vídeo

1722581
Hoje
Essa semana
Esse mês
Total de visitas
369
3456
19031
1722581

Seu IP 54.146.59.51
Agora